
Relacionar com uma pessoa que sofre de depressão pode ser complicado, pois nem sempre sabemos como agir, o que dizer, de uma forma que não ofenda a pessoa. É relevante estar atento para atitudes que, mesmo parecendo propício, podem gerar desconforto e até acentuar o estado emocional da pessoa. Diante disso, é importante entender que a depressão não está relacionada a uma falta de força ou de vontade, uma falha moral ou espiritual ou ainda a uma forma de chamar atenção.
O QUE NÃO FALAR

“Você é forte, vai ficar bem! ”
A depressão não está relacionada somente com a força de vontade da pessoa, é muito mais que uma característica de personalidade. A pessoa com depressão sente que sua vida é insignificante. Limite-se a escutar, além de dizer isto.
“A vida é dura”
Isso agrava os sentimentos negativos característicos da pessoa depressiva. Comentários críticos não são benéficos para melhora dos sintomas. Se quer ajudar, seja empático e apoie a pessoa, para que ela consiga superar o seu estado.
“Olhe apenas o lado positivo das coisas”
Não se deve ignorar os sentimentos, preocupações e medos que afetam o equilíbrio da pessoa. Deve-se respeitar suas emoções.
“Você não tem motivos para estar assim”
Esse tipo de frase faz com que a pessoa se sinta culpada por não conseguir aproveitar as coisas boas que tem na vida. Use frases de incentivo, apoie e não faça críticas.
“Existem pessoas passando por situações piores”
Cada pessoa percebe e vive as situações de modo diferentes, portanto, não faça comparações! Isso provoca no depressivo sentimento de que é ainda mais incapaz, fraco e inseguro de si.
"Mas você parece tão feliz!"
Nem sempre uma pessoa com depressão está pelos cantos chorando e abatida. Depressão não tem cara. A pessoa pode apresentar uma fisionomia feliz, porém pode ser apenas superficial. Até que seja tratada, as emoções podem estar fora de controle.
“Na minha época não existia depressão”
A depressão sempre existiu, porém não era encarada como doença. Ninguém fica depressivo por querer e não é uma questão de época.
“Tenha fé em Deus que ele vai te curar”
Um dos fatores positivos é ter uma religião, o que ajuda muito na recuperação do depressivo. Porém, é necessário o tratamento específico.
O QUE FALAR

“Eu estou aqui”
Muitas vezes é difícil pedir ajuda. Dizer que você está à disposição ajuda o depressivo a entender que as pessoas ainda se importam com ele, independente de como ele está.
“Eu sei que é péssimo”
É necessário fazer a pessoa se sentir compreendido e ouvido. Se ele sentir que seu problema é compreendido e que ele não está sozinho, sentirá força para seguir em frente.
“Não é culpa sua”
Pessoas que sofrem com a doença acham que há algo errado com elas. É importante deixar claro que a depressão é uma doença. Não se trata de uma escolha.
“O que eu posso fazer por você”
É necessário incentivar a pessoa a se manter ocupada para que a estabilidade do dia a dia não seja comprometida. É de extrema importância mostrar que você está à disposição para os momentos difíceis.
“Em que você está pensando? ”
A depressão pode ser uma doença fatal. Uma grave ameaça para as pessoas é o silêncio. Isso reforça a importância de manter o contato frequente com as pessoas, enquanto elas lutam contra a doença.
Faça um elogio
Diga de forma verdadeira o motivo de você gostar da companhia da pessoa. Elogios sinceros são sempre bons de serem ouvidos.
Commentaires