top of page

Afinal, qual é a diferença entre depressão e tristeza?

images.jpg

A depressão, considerada a doença do século, muitas vezes é confundida com um sentimento de tristeza. Porém são alterações distintas que se diferenciam em duração, intensidade, causas, sinais e sintomas.

Tristeza

felicidade-infelicidade.jpg

A tristeza é um sentimento momentâneo, um afeto, considerado muitas vezes como saudável e até importante, que ajuda na elaboração das perdas e sofrimentos ocasionais, o qual todas as pessoas estão sujeitas a sentirem. A tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade. Mesmo triste, a pessoa consegue fazer as tarefas simples do dia a dia. Geralmente é causada por algum acometimento específico que dura algumas horas ou até alguns dias, mas esse quadro vai diminuindo e sucessivamente a vida vai retomando naturalmente seu ritmo. Não há tratamento médico, porém acompanhamento com psicólogo ou terapeuta pode ajudar.

Depressão

Sintomas-de-depressão.png

Já a depressão é uma situação de adoecimento, que normalmente se desencadeia após uma série de acontecimentos ruins. Temos uma tristeza que não melhora, um vazio que persiste. Uma pessoa é considerada com depressão quando a tristeza é duradoura (semanas, meses ou anos).

É a falta de vontade de executar atividades que anteriormente eram prazerosas. Um sentimento ruim que não passa, afetando vários aspectos como alteração no sono, modificação do apetite, sensação de cansaço sem razão, falta de energia ou agitação, sensação de inutilidade e culpa, dificuldade de concentração que pode levar a um certo esquecimento e lentificação do pensamento. Esses fatores podem acarretar em um comprometimento da interação social e das atividades de trabalho. Em casos mais graves ou quando não ocorre o tratamento adequado, pessoas com depressão podem até pensar em suicídio. Alguns fatores podem aumentar o risco da depressão se desenvolver, como: deficiência na produção de alguns neurotransmissores pelo cérebro, herança genética, aspectos da personalidade (pessimismo ou baixa autoestima) e fatores ambientais (exposição à violência, à negligência ou à pobreza).

O tratamento da depressão deve ser feito com auxílio de um psicólogo ou terapeuta, associado a medicamentos, dependendo do grau.

04_10_tabela_neury.png

Referências:

Porto J. Conceito e diagnóstico. Rev. Bras. Psiquiatr. Vol 21. São Paulo, 1999.

Camargo S. Tristeza ou depressão? Uma impropriedade significante. Revista Eletrônica do Núcleo Sephora. Vol 3. Nº 5. 2008.

bottom of page